As primeiras histórias vêm da África

Mapa São Tomé e Príncipe

São Tomé e Príncipe, na África, é o primeiro destino aonde o #Media4Freedom buscará histórias para serem contadas. Durante as duas primeiras semanas de maio, os colaboradores do #Media4Freedom, por meio do programa Beyond Your World (BYW), da Associação Coolpolitics, viajarão o país para vivenciar e registrar histórias. Diariamente serão partilhadas as experiências vividas, assim como após a viagem, conteúdos produzidos nas ilhas serão disponibilizados aqui e em outros canais parceiros do BYW.

O pequeno território é formado por duas ilhas vulcânicas localizadas no Golfo da Guiné, onde vive uma  população estimada em 170 mil cidadãos, segundo informações demográficas oficias do país.

Já dá para imaginar o que encontraremos por lá. Para além de uma natureza rica e exuberante, formada por densas selvas montanhosas, riachos e praias paradisíacas, que são visitadas por milhares de turistas todos os anos, São Tomé e Príncipe guarda histórias que remontam, por exemplo, o período colonial marcado pela presença portuguesa. Foi nesta época que a cultura do cacau iniciou-se na região, colocando o país entre os maiores produtores mundiais do fruto.

Mas o desenvolvimento das duas ilhas não depende apenas do cultivo do cacau, senão da conservação do meio ambiente e da oferta de melhores condições de vida para os são-tomenses. Desafios que colocam o governo, organizações e a sociedade civil em alerta, e estimulam a realização de políticas públicas e projetos que pretendem um futuro mais rico para lá.

É este lugar de imensos contrastes que espera os colaboradores do #M4F, que durante as próximas duas semanas de maio (de 2 a 16) buscarão vivenciar as histórias, conhecer as pessoas e contar o que elas têm para dizer ao mundo.

Esta viagem-reportagem acontece no âmbito do programa da Associação Coolpolitics, que conta com a parceria da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra na execução desta edição do BYW. Mais informações sobre o programa e a viagem a São Tomé e Príncipe você pode conferir na página da Coolpolitics.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s