“Milionários” em Dobras

Moedas de 2 mil dobras. / Foto: Thiago Melo

Moedas de mil dobras. / Foto: Thiago Melo

É possível ser um “milionário” em São Tomé e Príncipe. Mas logo nos primeiros dias em que chegamos descobrimos que isto não era tarefa fácil.

O dinheiro oficial do país é a Dobra, que possui unidades monetárias altíssimas, como as moedas que variam entre 500 e 2 mil dobras, e as cédulas que vão de 5 mil até 100 mil dobras. É imenso dinheiro à primeira vista, principalmente se o câmbio for feito a partir do Euro. Um euro pode ser o equivalente a 25 mil dobras. Isto significa dizer que 100 euros é, em média, 2,5 milhões de dobras. Ficamos surpresos com tamanha diferença monetária.

É um cálculo infinito. Tantos zeros e conversões confundem a cabeça de qualquer turista ou visitante mais desavisado. Por isso a vida de “milionário” em São Tomé não é nada fácil mesmo. A verdade é que o preço das coisas tem sempre como referência o Euro, por ser uma moeda mais estável e que circula bastante no país. Toda esta situação nos coloca o pé no chão e tira-nos a ideia da “riqueza” aparente.

A sensação que temos é de que o dinheiro não circula no comércio local, e daí há uma dificuldade de conseguir trocos nos mercados. Por exemplo, num simples almoço, eu teria de pagar 105 mil dobras com duas notas de 100 mil e receber o troco. Mas isto é quase impossível. No máximo eu teria 80 mil de troco, e o almoço teria ficado 5 mil dobras mais caro. De 5 mil em 5 mil deixados para lá, todos os milhões vão-se embora. É preciso ter muita paciência para fazer as contas mentalmente e, principalmente, negociar os pormenores.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s