Sabores de São Tomé

Frango Picante com Banana e Batatas Fritas./ Foto: Roberta Avillez

Frango Picante com Banana e Batatas Fritas./ Foto: Roberta Avillez

São Tomé amanheceu sob um véu de chuva intensa. Da janela, recordo-me dos sabores  experimentados na semana. As carnes, peixe ou frango, parecem ser temperadas com picante e limão para que o sabor se acentue na língua. Na comida, o picante são-tomense é bem recebido com banana frita e bem seca.

Em um pequeno restaurante pego uma colher de calulu para experimentar. Prato típico de Angola e de São Tomé e Príncipe preparado com peixe. Ao final do almoço recebo de presente safú, fruta também típica da região. Com gosto salgado e macio, pareceu-me uma batata um pouco diferente… Talvez porque eu tenha comido ela pura. Sei que há uma lenda na Ilha sobre o safú, mas fica para outra vez…

Em meio às casas simples feitas com ripas de madeira e às casas de cimento e alvenaria, percebo que há um povo com sorrisos e olhos curiosos. O andar do dia é leve-leve, podia-se apostar uma corrida de carro por essas ruas que quase nunca tem nome. Fico com a impressão que para os são-tomenses não há propósito em apostas como essas. A noite envolve a cidade com a pouca iluminação urbana, mas o silêncio não intimida aquele que caminha.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s