Saudades do que ainda não passou

IMG_6659

Praia Gamboa/ Foto por Thiago Melo

Depois de quinze dias andando pelas ruas de São Tomé já não me perco mais, conheço, mesmo que de leve, as esquinas e praças desta capital que me encantou por todos os sorrisos que encontrei no caminho.

IMG_6613

Praia Gamboa/ Foto por Daniele Savietto

Já cumprimento amigos pela rua, algumas pessoas me chamam vezes pelo nome, outras pela nacionalidade indicando que deixei de ser uma estrangeira tão desconhecida, já tenho um restaurante e uma doceria preferida, conheci os bares, pisei na vida noturna e diurna, andei de moto taxi mesmo dizendo que não o faria, entrei no mar, andei pela areia. Levo comigo conchinhas, chocolate, sorrisos, amigos e saudades.

Me entristeci com a falta da água em Gamboa e mais ainda com um certo olhar de angustia quando as mulheres me contavam da vida difícil que levavam, da dor de carregar a vida nas costas, da desigualdade criada por uma sociedade machista e patriarcal, peças basilares não só por aqui. Descobri que numa sociedade tranqüila e leve-leve a violência mora dentro das casas e que as crianças e mulheres são as maiores vítimas. Ver que a pobreza ainda tem um rosto feminino, e que somos nós, as mulheres, as grandes prejudicadas pelos problemas sociais. Nós porque mesmo vindo de uma realidade privilegiada me dói a dor delas, se tornando agora também minha.

Me inspirei encontrando mulheres fortes como Maria das Neves, primeira mulher a ser Primeira-Ministra em África e como Dona Francisca, palaiê desde os 13 anos e mãe de sete filhos. Aprendi que quero contribuir para formar pessoas que queiram combater o poder ao invés de ambicioná-lo, como nos disse Ruth Leal.

IMG_6672

Praia Gamboa/ Foto por Thiago Melo

Se morre lentamente quem não viaja volto para casa mais viva, mais alegre, mais rica e um pouco mais perto da pessoa que quero ser.

Deixe um comentário

