Quinze dias foi pouco!

2014-05-16 05.51.25_edited

Companheiros de viagem no retorno a Portugal./ Foto: Thiago Melo

Inspirada pelas palavras do poeta são-tomense Francisco José Tenreiro, faço o balanço de tudo que passou. Ele sábio já dizia na Canção do Mestiço “E tenho no peito uma alma grande, uma alma feita de adição.”

É assim que eu me sinto no meu retorno a Portugal, depois de duas semanas em São Tomé e Príncipe, na África. Sinto que adicionei na minha alma uma carga de realidade, sorrisos, simpatia, disponibilidade e tantos outros ingredientes que não consigo descrever agora. Mas tenho certeza que tudo ficou entranhado em cada víscera do meu corpo. Já tinham me alertado que uma viagem como essa muda a vida da gente. E muda mesmo!

Faz a gente enxergar que o problema do outro pode ser infinitamente maior que o nosso. Que a pobreza existe sim, mas não é só isso. Descobrimos que ser feliz não implica em ter água encanada nem luz elétrica. Que ter filhos não impede ninguém de fazer coisa alguma. Que carregar mais de trinta quilos do que quer que seja pode parecer tarefa fácil, mas não é.

Mas o mais bonito de se ver, e descobrir, é a luta por um país melhor enraizada no coração de cada habitante daquelas ilhas. E que luta! Diferente da nossa, por vezes mais difícil, outras mais fácil.

E nessa brincadeira de descobrir os outros, de investigar os outros, a gente também se descobre. Se descobre mais amigo, mais companheiro, mais tolerante, mais engajado, mais desprovido de medos e receios que antes nos acompanhavam, mas também mais revoltado e principalmente mais crítico.

Acho que é principalmente isso que fica. Um senso de responsabilidade. Por nós, por eles. E a vontade de fazer um mundo melhor. Só tenho uma certeza: quinze dias foi pouco!

Obrigada a todos os envolvidos 🙂

Deixe um comentário

