A sabedoria da História

Sr. Albertino a reviver o passado // Foto: Jorge Bravo

Sr. Albertino um dos sobreviventes do Massacre de 53 / Foto: Jorge Bravo

No próximo dia 12 de Julho, São Tomé e Príncipe celebrará os 39 anos da  independência. Durante a minha estadia por terras são-tomenses, através do programa Beyond Your World, foquei o meu interesse na História da independência do pais.

Para abordar esta questão é necessário encontrar as raízes, entende-las e estuda-las. Compreender o cerne das diferentes questões. Conversar com quem viu e viveu as ondas da mudança. Sentir o que mudou e o que falta mudar nas ilhas do Golfe da Guiné.

Na passada quarta-feira, viajei para o passado, para os anos 50…Fui ao encontro do Sr. Albertino. Uma pessoa especial. Um homem com “H” grande.Um verdadeiro senhor da vida. O Sr. Albertino tem, agora, 90 anos e é um dos sobreviventes do massacre de 53.

Albertino já não vê o mundo com os dois olhos. A velhice não escapou na vida deste homem. Mas, outrora, observou e sentiu de perto um dos momentos mais marcantes de São Tomé e Príncipe.

Sr. Albertino na entrevista

Sr. Albertino na entrevista / Foto: Jorge Bravo

Foi na vila da Trindade que nos encontramos. Recebeu-me de braços abertos na terra que sempre viveu. Senti-me acolhida. Senti-me em casa. A entrevista realizou-se num pequeno café, perto da Câmara Municipal de Mé-Zochi. Frente-a frente, jogamos as cartas do passado, do presente e futuro.

Ao longo da entrevista, Albertino explicou-me os sentimentos, as dificuldades e as angústias que o povo são-tomense viveu naquela época. Para além disso, contou-me as diferentes histórias da sua vida enquanto jovem e deu a sua opinião sobre o pais que lhe corre no sangue e na alma.

A conversa com o sábio Albertino foi longa, profunda e muito agradável. Abordamos pontos fundamentais da vida. Uma conversa rica e única, recheada de pormenores, de sentimentos e de História.

Em breve, contarei por completo tudo isto.

Deixe um comentário

