Sustentabilidade | O Dia do Ambiente

Imagem
Hoje, o Planeta celebra o Dia Mundial do Ambiente. Foi criado em 1972 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em resultado da Conferência de Estocolmo organizada pela ONU. Na altura, discutiram “as consequências para o planeta de um desenvolvimento humano a qualquer custo”.

É um dia para reflectir sobre o impacto ambiental, sobre as consequências deste impacto na vida da humanidade e fazermos as devidas interrogações de como agir no futuro, para conseguirmos conservar o nosso Planeta.

Na verdade, estamos atravessar um momento onde a natureza já demonstra um “certo desagrado” com as manifestações causadas ou não pelo Homem. Cada vez mais, através dos meios de comunicação, ouvimos e vemos notícias sobre as alterações climáticas, sobre furacões, tornados e enchentes devastadoras, que fazem desaparecer milhares de vidas.

Torna-se necessário a criação e desenvolvimento de actividades que levem a população a pensar mais na natureza.  É urgente que a sociedade caminhe em prol da sustentabilidade, para que seja possível um desenvolvimento socioeconómico de mãos dadas com o ambiente. Para além disso, a existência de verdadeiros agentes de mudança são necessários.

É preciso agir. Agir hoje e agora. Sabemos que a vida continua e o futuro das nossas gerações podem estar “ameaçadas”. Cabe a cada de nós contribuir com pequenas ou grandes acções em nome do nosso Planeta e da vida.
Um bem-haja à Natureza!
Deixo o documentário HOME de 2009 produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand, onde podemos ver o poder do nosso planeta.

Texto: Catarina Amaro Oliveira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s