História | 70 anos: o Dia D

O desembarque na Normandia.// Foto: Robert Capa

O desembarque na Normandia.// Foto: Robert Capa

Seis de junho de mil novecentos e quarenta e quatro. O Desembarque da Normandia, ou Operação Overlord, marca o início da invasão das forças Aliadas na França, ocupada pela Alemanha Nazi, no decorrer da Segunda Guerra Mundial. 156000 homens combateram nas praias da Normandia pela libertação da Europa, hoje, 70 anos depois, os Heróis da Normandia.

Depois da Batalha de Estalinegrado, entre julho de 1942 e fevereiro de 1943, que marcou o limite da expansão nazi no leste e a viragem do rumo da Segunda Guerra Mundial, a Batalha da Normandia marcou o início de fim da queda do Terceiro Reich, a 8 de maio do ano seguinte. A Europa pode, finalmente, renascer da destruição deixada para trás durante 6 anos de guerra.

Mas como também existem heróis no jornalismo, não quero deixar de relembrar Martha Gellhorn, uma das primeiras jornalistas a relatar o Desembarque da Normandia. Mesmo sem credenciais de imprensa, Gellhorn chegou às praias da Normandia no Dia D como carregadora de macas, depois de se ter escondido na casa de banho de um navio-hospital, reportando das linhas da frente, lugar desaconselhado a mulheres.

Martha Gellhorn // Autor desconhecido

Martha Gellhorn // Autor desconhecido

Durante os 60 anos de carreira, Gellhorn foi correspondente nos maiores conflitos do mundo, entre eles a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnam, a Guerra da Bósnia, a Guerra do Iraque e muitos outros. A sua forma particular, e diferente do que se fazia na época, de contar a realidade da guerra mudaram o jornalismo. Confessou uma vez: “eu segui a guerra onde quer que a pudesse alcançar”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s