Vídeo

Documentário | Os deficientes da guerra colonial portuguesa

“A Hostilidade ao Fantasma: Memórias dos deficientes das Forças Aramadas”. Este é o título do documentário produzido pelo investigador Bruno Sena Martins, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A produção, de aproximadamente 50 minutos, apresenta uma série de depoimentos de homens que tiveram suas vidas marcadas profundamente pela participação na Guerra Colonial portuguesa.  De certa forma, o vídeo nos faz pensar algo que dificilmente imaginamos: a quantidade de ex-combatentes que saíram mutilados ou com deficiências físicas de alguma batalha. São histórias que tendem a ser silenciadas, mas que, no caso específico português, o documentário traz à tona.

De acordo com Bruno, esta produção conta-nos duas histórias: “uma tem a ver com a própria guerra colonial  e a questão da deficiência; e a segunda história é sobre o regresso dos ex-combatentes, que quando voltaram a Portugal passaram por duas experiências de exclusão, uma marcada pelo silêncio que a sociedade e a democracia portuguesa estabeleceu em relação à guerra, e também pelo fato de terem regressado com deficiências.”

O documentário, que agora está disponível na Internet, também tem na equipe os investigadores Natércia Coimbra e Boaventura de Sousa Santos.

Com informações da Rádio Universidade de Coimbra

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s