Mundo| Surto de Ébola fora de controlo na África Ocidental

Ébola já fez mais de 400 mortos desde fevereiro deste ano  na África./ Foto: Sylvain Cherkaoui/COSMOS/MSF

Ébola já fez mais de 400 mortos desde fevereiro deste ano na África./ Foto: Sylvain Cherkaoui/COSMOS/MSF

O número de mortes provocadas pela infeção do vírus do Ébola aumentou de 399 para 467 desde o final de junho, revelou a Organização Mundial de Saúde (OMS), em relatório divulgado na terça-feira passada. Desde fevereiro, foram registados 759 casos de infeção na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.

Até ao momento ainda não foi encontrada nem vacinação, nem cura para o vírus que continua a matar pessoas por todo o mundo, principalmente na África, sendo que a taxa de mortalidade de indivíduos infetados com Ébola ronda os 90%. O vírus é transmitido através do contacto com fluídos corporais de pessoas e animais infetados, provocando hemorragias internas e externas, até que os órgãos entrem em total falência.

2048px-ebola_virus_virion

O vírus do Ébola. / Imagem: Cynthia Goldsmith / AFP

O surto de Ébola que se tem registado em alguns países da África Ocidental já é considerado o mais e mais mortífero de sempre. O primeiro caso registado de infeção surgiu em fevereiro deste ano, na Guiné-Conacri, alastrando-se em seguida a países fronteiriços, nomeadamente para a Libéria e para a Serra Leoa.

A OMS entende que o aumento do número de mortes provocadas pelo vírus em 17% (399 casos de morte registados até 23 de junho), em apenas uma semana, é alarmante e alerta que é necessário adotar “ações drásticas” para conter o vírus. Durante esta quarta-feira, dia 2, realizou-se uma reunião em Accra, capital do Gana, entre responsáveis da área da saúde de 11 países da África Ocidental, com o objetivo, segundo avançado pela BBC, de coordenar uma resposta regional na luta contra o surto de Ébola.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s