Sustentabilidade | Solidariedade e cooperação

economia-solidaria

Economia Solidária. Foto: Divulgação

A sustentabilidade é um conceito sistêmico, envolve fatores ambientais, políticos, econômicos e sociais, um sistema de valores. O desenvolvimento sustentável, conceito firmado no Relatório Brundtland – Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas , é aquele que tem capacidade de suprir as necessidades atuais sem comprometer às necessidades das gerações futuras. Assim, um modo de desenvolvimento econômico que preza pela qualidade, diferente do crescimento econômico.

Entre os diversos exemplos de atividades em prol desse desenvolvimento está a Economia Solidária. No Brasil, em 2001 foi criado o Fórum Brasileiro da Economia Solidária a partir do I Fórum Social Mundial. Consolidado dois anos mais tarde no âmbito do Ministério do Trabalho e Emprego, com a criação da Secretaria Nacional da Economia Solidária (Senae), com objetivo de coordenar as atividades no âmbito nacional para geração de trabalho e distribuição de renda, à inclusão social, à promoção do desenvolvimento justo e solidário com a proteção dos ecossistemas.

Segundo a definição proposta pela Senae, é um jeito diferente de produção, venda, compra e troca de consumos necessários e que através da cooperação fortalece o grupo e as ações para o bem comum. A partir da Senae foi organizado um Conselho Nacional de Economia Solidária que realiza conferências municipais, estaduais e nacionais.

Economia Solidária no Sul do Brasil

Na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, uma iniciativa se destaca há mais tempo, é o caso da Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) que realizou a 21ª edição em julho deste ano. A Feira consolidou-se como o maior evento de Economia Solidária da América Latina.

Espaço Agricultura Familiar 21ª Feicoop. Foto: Divulgação/Maiquel Rosauro

Realizada desde 1994, a Feicoop integra também outros eventos paralelos: 14ª Mostra da Biodiversidade e Feira da Agricultura Familiar, 10ª Feira da Economia Solidária do Mercosul, 10º Seminário Latino-Americano de Economia Solidária, 10ª Caminhada Internacional Ecumênica pela paz e justiça social e 10º Acampamento do levante da juventude.

A edição deste ano recebeu 240 mil visitantes nos três dias do evento, um recorde de público de todas as edições, segundo a organização. O evento é realizado através de uma parceria do Projeto Esperança/Cooesperança, Arquidiocese de Santa Maria, Prefeitura Municipal de Santa Maria e Banco da Esperança.

Na Feira não há comercialização de água porque é entendida como um bem universal e assim, bebedouros estão espalhados pelo evento. Cigarros e refrigerantes não fazem parte dos produtos. Entre a variedade de opções estão o artesanato, vestuário, produtos alimentícios, ecológicos e agricultura familiar.

Segundo a organização da Feicoop, representantes de 20 países estiveram presentes (Argentina, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, França, Haiti, Hungria, Itália, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, Portugal, Senegal e Uruguai) e os 27 estados brasileiros representados por 542 municípios. A 22ª Feicoop será realizada nos dias 10 a 12 julho de 2015, no local habitual, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, onde também funciona o Feirão Colonial todas as semanas.

Há muitas cidades no país e no mundo que realizam feiras ecológicas, coloniais, orgânicas, hortifrutigrangeiros. Sustentabilidade é também valorizar essas atividades e dar preferências aos produtos da região e de cada época do ano.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s