Crônicas de Portugal | Contestação e arte nas paredes de Coimbra

Foto: Thiago Melo

Foto: Thiago Melo

Frases e desenhos se destacam nas paredes das estreitas ruas do centro histórico de Coimbra. Nesta área da cidade, que tem como característica as ladeiras e os prédios antigos, está localizada boa parte das faculdades da tradicional universidade. Ali também está a residência de muitos estudantes, inclusive os estrangeiros. Há também muitos bares e cafés descolados, frequentados geralmente pela vizinhança jovem. Existe um ar de liberdade, de contestação, de arte. Tudo isto está expresso em pichações multicoloridas ou nas frases que questionam o mundo louco contemporâneo.

Foto: Thiago Melo

Foto: Thiago Melo

IMG_20140720_033644

Foto: Thiago Melo

O atual momento econômico do país, em virtude da crise na União Europeia, é o principal motivo de contestação. Frases questionam o governo, ou simplesmente fazem especulações de um futuro pouco glorioso. Há questionamentos também sobre a política interna seguida pela universidade. Pichações direcionadas à reitoria da instituição.

Mas a liberdade de expressão encontrou espaço ainda para (outras) belas pichações – verdadeiras obras de arte, eu diria. Personagens com traços e cores peculiares dividem espaço com grafias e outros elementos fantásticos.

É bom andar por esses caminhos e ver a imaginação das pessoas ali ,expostas em cores, em arte, ou em insatisfação. Isso, para mim, representa liberdade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s