Overshoot Day| Sobrecarga ecológica da Terra cada vez mais cedo

O planeta pode ser mesmo pequeno tamanho consumo./ Foto: Alice Balbé

O planeta pode ser mesmo pequeno tamanho o consumo./ Foto: Alice Balbé

Ano a ano a produção, o consumo e a população aumentam no mundo. As consequências desse crescimento são calculadas pela “pegada ecológica”. São esses índices que nos revelam que a Terra atingiu a sobrecarga ecológica, o Overshoot Day, que tem acontecido cada vez mais cedo. Em 2014, foram necessários apenas oito meses.

A ONG Global Footprint Network, realiza a avaliação chamada “Dia da Sobrecarga” ou Earth Overshoot Day desde o ano 2000. A pesquisa consta em calcular os recursos que o planeta produz e tem capacidade para regenerar em comparação com o que a humanidade consome. A organização internacional para sustentabilidade tem sedes nos Estados Unidos da América, Europa e Ásia, e lança relatórios anuais que relevam os custos dessa dívida ecológica e os riscos desses excessos.

Segundo a ONG, desde a década de 1970 a Pegada da humanidade tem aumentado para além da capacidade de regeneração. Na década de 1960 usava-se três quartos da capacidade da Terra. Para compensar a atual Pegada ecológica mundial são necessários pelo menos um planeta e meio de produção de recursos ecológicos.

O cálculo da data limite é aproximado, entretanto, tem diminuído consideravelmente o prazo para que os recursos disponíveis para o ano – dentro dessa capacidade de renovação – sejam esgotados. No início da avaliação, no ano 2000, o Earth Overshoot Day foi atingido em outubro. Onze anos depois o mês de setembro tornou-se o limite. Desde 2012 já tem sido demonstrado em agosto. Os prazos seguem a diminuir e o último dia 19 de agosto marcou a data que excedemos a capacidade do nosso planeta para esse ano. Assim já amanhecemos em “sobrecarga ecológica”.

O consumo ./ Foto: Autor desconhecido

A produção de alimentos pode ser comprometida caso uma solução não seja encontrada em breve, estimam os pesquisadores da Global Footprint Network./ Foto: Autor desconhecido

O relatório da ONG revela ainda que 86% da população mundial vive em países que “necessitam” mais da natureza do que é possível se regenerar. De acordo com as projeções sobre a produção de alimentos, uso de energia e aumento populacional, será necessária a biocapacidade de três planetas antes da metade deste século.

A Global Footprint Network disponibiliza ferramentas para que cada pessoa possa calcular sua Pegada Ecológica e também por país. Além de apresentar dicas e instruções de como diminuir os impactos que causamos no ambiente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s