Na Internet | Como os brasileiros podem cobrar dos governos os legados dos Jogos Olímpicos de 2016?

ssss

Cidadãos podem compartilhar argumentos e discutir os legados dos Jogos Olímpicos de 2016./ Foto: Reprodução página “Desafio Ágora Rio”

Com o slogan “Ajude a pensar a cidade, participe das discussões”, a Prefeitura do Rio de Janeiro abriu um canal colaborativo na web para que os cidadãos possam dar ideias e discutir os legados que gostariam que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 deixassem para a cidade.

O projeto intitulado “Desafio Ágora Rio” faz alusão à Grécia Antiga, onde os que eram considerados cidadãos se reuniam para debater as questões de interesse da sociedade. Mas esta não é a única referência à Grécia, uma vez que a tradição de realizar os Jogos Olímpicos foi iniciada pelos gregos.

Na plataforma os internautas podem se cadastrar no fóruns de discussão, assim como podem enviar suas ideias e argumentos. Por meio das redes sociais, os cidadãos podem ainda ampliar a discussão que iniciaram na Ágora, mobilizando outros cidadãos para fazer parte do debate.

Para este primeiro “desafio” dos legados olímpicos, as ideias poderão ser enviadas até o próximo dia 20 de outubro. A discussão destas propostas, segundo o projeto, se iniciará imediatamente a seguir, se encerrando em 10 de novembro. Um votação entre os usuários da plataforma será realizada na semana entre os dias 10 e 17 daquele mesmo mês para definir as ideias que estarão no documento que será oficializado pela Prefeitura do Rio.

Mobilização para os legados

Um dos motivos pelos quais o brasileiros se revoltaram em junho de 2013 foi o uso do dinheiro público na viabilização da infraestrutura necessária para a realização dos grandes eventos desportivos no Brasil. Os investimentos são feitos com a promessa de que a população receberá benefícios econômicos, sociais e culturais durante o processo de preparação, execução e após a Copa do Mundo, que aconteceu em junho deste ano, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Mas as promessas precisam ser cobradas.

A ferramenta Desafio Ágora Rio é um excelente meio para discutir aqueles benefícios e, ao mesmo tempo, cobrar o poder o público. Mas outros canais na Internet também são uma poderosa arma para os cidadão estarem atentos. Na página Cidade Olímpica, também mantida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, os cidadãos têm acesso aos investimentos que estão sendo realizados. Dados importantes para cobrar do governo os benefícios para a sociedade.

No Facebook, a ONG LonRio, formada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, também acompanha os legados dos megaeventos desportivos que estão sendo realizados no Brasil. A partir de uma comparação entre os legados dos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, com o evento que acontecerá no Rio, a ONG busca verificar de que forma a população terá acesso às possíveis melhorias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s