Brasil | Segregação racial no Rio de Janeiro representada em mapas da cidade

jjs

Levantamento feito por estudante de Geografia da USP identificou nos mapas do Rio de Janeiro a segregação racial na cidade./ Imagem: Reprodução / Hugo Nicolau Barbosa.

Há uma divisão racial muito clara na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente por zonas da cidade. Esta é uma das principais conclusões do levantamento feito pelo estudante de Geografia Hugo Nicolau Barbosa, da Universidade de São Paulo, que recentemente mapeou a capital carioca de acordo com dados do último censo, de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O estudo foi iniciado depois que Hugo teve acesso à pesquisa semelhante feita em cidades dos Estados Unidos, e percebeu que não havia nada que demonstrasse de forma detalhada a segregação racial no Brasil. Hugo, então, publicou semana passada os mapas que mostram esta divisão racial em toda a região metropolitana do Rio, revelando que a segregação caracteriza toda a cidade.

Os mapas destacam a distribuição da população em três categorias raciais: brancos, marcados em azul; pardos, exibidos em verde; e pretos, em vermelho. No seu blog, Hugo descreve os resultados do seu estudo:

Vemos nos mapas que as regiões mais próximas a praia, como a Zona Sul, com o famoso bairro de Copacabana e a Barra da Tijuca possuem uma população altamente branca enquanto as regiões mais afastadas da praia e em direção ao interior do continente possuem uma composição racial um pouco mais distribuída. Vale destacar que os pontos no mapa onde há grande concentração de pretos e pardos são em sua maioria morros e favelas demonstrando como os negros e pardos são altamente segregados na cidade do Rio de Janeiro.

Conforme análise dos mapas, é possível verificar que pelo menos 80% dos residentes da Zona Sul do Rio são classificados como “brancos”. No bairro mais rico, a Lagoa, o número é ainda maior, chegando a 90% dos residentes.

"Brancos" estão concentrados na área nobre da cidade, Zona Sul e bairros próximos às praias.

“Brancos” estão concentrados na área nobre da cidade, Zona Sul e bairros próximos às praias./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa

Imagem destaca a presença de brancos residindo próximo às praias./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa.

Imagem destaca a presença de brancos residindo próximo às praias./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa.

Estes dados revelam o contraste social e racial da cidade, onde 50% dos habitantes é de origem parda ou negra. A população classificada como “negros” ou “pardos” encontra-se distribuída nas áreas mais pobres do Rio, como as zonas Norte e Oeste.

"Negros" estão distribuídos nos bairros mais afastados da Zona Sul. Muitos estão localizados em morros./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa.

“Negros” estão distribuídos nos bairros mais afastados da Zona Sul. Muitos estão localizados em morros./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa.

cidade-do-rio-de-janeiro-pardos1

Representação dos “pardos”, que também residem afastados da área nobre da cidade./ Imagem: Reprodução/Hugo Nicolau Barbosa.

O confrontamento dos dados do IBGE com os mapas representa de forma muito didática e ilustrativa que os efeitos históricos da colonização e formação da cidade permanecem até hoje na estrutura da capital carioca. O Rio, assim como muitas outras cidades brasileiras, mantém sua população segregada racial e socialmente.

Em entrevista ao The Global Post, Hugo Barbosa disse que passou muito tempo a montar os mapas, e espera que este trabalho contribua no debate sobre o racismo, a segregação e as questões de Justiça. , O estudante destaca que os jovens negros são mortos em números esmagadoramente desproporcionais por policiais no Rio, e que isto raramente é discutido pela classe política no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s